Política Social

Missão

Responder a todas as pessoas com deficiência mental (multideficiência) do concelho de Penafiel e Vale do Sousa através das suas valências:

  • Intervenção Precoce e Apoios Técnicos (Centro de Recursos);
  • Formação Profissional;
  • Apoio Sócio Educativo;
  • Actividades Ocupacionais (CAO);
  • Acolhimento de jovens e adultos sem retaguarda familiar (Lar Residencial)

Visão

  • Ser uma Organização Pioneira nos domínios de Ocupação e Reabilitação / Habilitação de pessoas;
  • Ser uma Instituição de referência a nível Regional e no universo das IPSS;
  • Manter e consolidar a sustentabilidade operacional das actividades e valências da Instituição;
  • Ser reconhecida como Entidade Promotora do Bem-Estar e Justiça Social;
  • Diferenciar-se pela Qualificação, Especialização e Competências das Pessoas.”

Valores

  • Orientação para o Equilíbrio dos Utentes e Família;
  • Espírito de Criatividade e Inovação Organizacional, nos Processos e nos Serviços;
  • Espírito de Equipa com todos os Intervenientes na Cadeia de Valor – Direcção, Utentes, Famílias, Fornecedores, Parceiros e Comunidade;
  • Orientação para a Melhoria Contínua;
  • Ética e Profissionalismo.

Política

A política orientadora da actuação da APADIMP, na sua relação com todas as partes interessadas e na sua actividade, desenvolve-se nos seguintes pilares:

  • Conciliar as preocupações de sustentar e dar continuidade às respostas sociais com a melhoria do seu desempenho organizacional e operacional, optando pelo rigor na gestão dos recursos e no controlo dos custos;
  • Promover a integração/inclusão das pessoas com deficiência mental na sociedade mantendo o respeito pelos princípios de normalização, individualização e bem-estar;
  • Promover o equilíbrio das famílias, sensibilizar e co-responsabilizar a sociedade e o Estado pelo papel que lhes cabe na resolução dos problemas destes cidadãos e suas famílias;

Defender e promover os interesses, direitos e satisfação das necessidades desta população na Instituição, no Trabalho e na Sociedade, tendo como princípios básicos:

  • Partilhar lugares comuns;
  • Fazer escolhas;
  • Desenvolver e manter capacidades;
  • Crescer nas relações;
  • Ser respeitado e ter um papel socialmente valorizado.

Promover a cooperação institucional, formando parcerias que nos permitam responder eficazmente às necessidades destes cidadãos e explorar novas vias de fazer o futuro;

Assegurar um relacionamento exigente, claro e contínuo com todos os fornecedores e prestadores de serviços com impacto directo na conformidade dos serviços, por forma a garantir as adequadas condições de segurança, de saúde, de higiene, de sociabilidade e operacionais, optando por uma selecção e avaliação contínua dos seus desempenhos;

Promover a eficiência e a qualidade na execução dos seus programas e actividades ocupacionais, conducentes ao desenvolvimento e manutenção de capacidades/aptidões e à valorização social, optando por investimentos sustentados na manutenção de infra-estruturas e equipamentos e por uma diversificação da gama de actividades;

Garantir o cumprimento das obrigações legais e regulamentares inerentes à actividade;

Proporcionar as adequadas condições de trabalho aos colaboradores, a valorização dos seus conhecimentos e das suas competências, optando por estimular e promover a sua formação contínua, a sua valorização individual, as boas relações interpessoais, a criatividade e inovação para projectos internos.